sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mosturação

Nesta quarta, 14/05, realizamos nosso 15º Encontro no Haus München.

Como programado pela confreira Cristiana Arreguy, conversamos um pouco sobre o processo de mosturação e degustamos as cervejas Papst-Bier (Cerveja do Papa) e Colorado (Cauim, Appia e Índica).

No final, duas gratas surpresas: a Esse Bier (cerveja artesanal produzida pelo casal Sérgio e Juliana - nossa novíssima integrante) e a Falke Estrada Real (Uma cerveja I.P.A. ainda não lançada no mercado). Esta última, foi trazida pelo convidado Ronaldo Nascimento, que chegou acompanhado do Rômulo Gresta (AcervA) e Luiz (Frei Tuck).

Seguem algumas informações sobre as cervejas degustadas:

Papst-Bier (Cerveja do Papa)
Cerveja de trigo, produzida de acordo com a lei de pureza alemã na região bávara onde nasceu o pontífice. Vendida em diversas embalagens, ela é rotulada à mão e foi trazida para o Brasil com exclusividade pelo Haus München (MG) e pelo Frangó (SP). Fabricada pela cervejaria Weideneder, localizada em Tann, um vilarejo da região de Martkl am Inn, a Papst-Bier vem com a foto do papa impressa na garrafa, além de uma ilustração da casa onde Joseph Ratzinger passou sua infância. A cerveja foi apresentada 19 horas após a eleição do religioso ao pontificado, para saudar Bento XVI com um produto típico da sua região. Após o sucesso da Papst-Bier, porém, a cerveja foi incorporada à carta da cervejaria, que hoje exporta a bebida para vários países.

Colorado Cauim
Esta Pilsen tradicional de Ribeirão Preto foi feita com água do aquífero Guarany, maltes e lúpulos importados, mandioca e levedura de baixa fermentação. Muito clara e brilhante, tem teor alcoólico de 4,5%. Seu nome Cauim vem do Tupi e se refere a uma antiga bebida fermentada de cereais e mandioca, fabricada pelos índios brasileiros.

Colorado Appia
Cerveja de trigo que utiliza, em sua composição, uma mistura equilibrada de méis de abelhas africanizadas e européias. Tem teor alcoólico estimado em 5,5% e uma cor avermelhada, quase âmbar. Combina bem com comidas apimentadas e até com sobremesas.

Colorado Índica
Representante do Estilo India Pale Ale, esta cerveja de alta fermentação é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, visando conferir-lhe um grande corpo, amargor e teor alcoólico (7%). Esta cerveja robusta é ideal para acompanhar pratos bem condimentados ou frutos do mar. Sua receita é baseada numa antiga receita inglesa de cerveja, que nos tempos do Império Britânico era enviada a Índia para consumo e deleite dos seus cidadões e soldados expatriados. O imenso amargor e o alto teor alcoólico desta bebida favoreciam a sua conservação durante a longa viagem marítima entre a Inglaterra e a Índia. Esta IPA mereceu do maior crítico inglês de bebidas malteadas Sir Michael Jackson (homônimo do cantor) três estrelas no seu Pocket Beer Guide conhecido como o Guia Michelin das cervejas. Atualmente recebeu também o prêmio de TOP 50 das cervejas nacionais e importadas mais consumidas no Brasil, pela Revista Prazeres da Mesa, edição 56 – Fevereiro 2008.


MOSTURAÇÃO / MALTEAÇÃO

Mosturação é um dos primeiros processos na fabricação da cerveja. Após ser moído, o malte é enviado até os tanques de mostura. Nessa etapa, ele é misturado com água e submetido a aquecimento. As enzimas contidas no malte são liberadas para o meio e sob ação de calor são ativadas pra promover a hidrólise catalítica do amido. O aquecimento não costuma ultrapassar temperaturas de 72ºC pois as enzimas são inativadas em temperaturas acima desses valores. Logo depois, a mistura obtida (MOSTURA) atravessa um sistema de filtros que tem por função separar a casca da mistura. Após filtrada, a mostura passa a denominar-se mosto. Em seguida o mosto é adicionado a um tanque onde recebe a adição de lúpulo, mas isso é assunto para um próximo encontro da Confece!

Malteação = nome dado à um processo que têm por finalidade "ativar", no grão de cevada, as enzimas que serão responsáveis pela "transformação" do "mosto" em cerveja.

OBs: Nota para a entrada na CONFECE de Juliana e Renata Heitor

4 comentários:

Karla disse...

olá, gostaria de saber se são aceitas novas integrantes nesta confraria.

Eulene Hemétrio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eulene Hemétrio disse...

Oi Karla,
Aceitamos sim novas integrantes, mas no momento estamos no limite de participantes. Envie um email para eulene.hemetrio@linkcomunicacao.com.br com seus dados (nome, idade, profissão, telefone, email) e conte porque tem interesse. Assim que tivermos uma vaga, entramos em contato com você.
Um abraço,
Eulene Hemétrio

Patrick Stephanou disse...

Gostaria de entrar em contato para fazer uma matéria do CONFECE.
www.telecerveja.blogspot.com

Aquele abraço e ótimas cervejas!
Patrick Stephanou