quarta-feira, 12 de maio de 2010

Equipamentos de fabricação

Nesta quarta-feira, 12 de maio, tivemos a honra de receber o presidente da Acerva Mineira, Henrique Oliveira, como convidado especial no encontro da Confece. Os equipamentos para fabricação de cerveja foram o foco desta primeira reunião destinada ao aprofundamento dos conhecimentos sobre produção de cerveja artesanal. Ao longo deste ano, iremos debater sobre cada uma dessas etapas, como os processos de brassagem, fervura, fermentação, envase, entre outros.



Antes de começar a degustação dirigida pela confreira Clarissa, experimentamos a primeira cerveja fabricada pela confreira Watylla, recém-chegada no grupo. A cerva, uma Pale Ale, impressionou e foi uma das preferidas da noite.

 
Logo em seguida, com efeitos onomatopéicos, desenhos e muitas metáforas, Henrique traduziu com maestria diversos processos e tirou dúvidas que pairavam sobre nossas cabeças sobre os equipamentos de produção.



Simultaneamente, passamos para as cervejas oficiais da noite. Dessa vez, porém, não fizemos uma degustação como de costume, para focarmos nossa atenção ao tema do encontro. Foram elas:


1. Lucan Export 
Estilo: Bohemian Pilsener
Teor alcoólico: 5,3%
País: República Tcheca




2. Pauwel Kwak
Estilo: Belgian Strong Ale
Teor alcoólico: 8,4%
País: Bélgica
OBS: É do mesmo fabricante da cerveja Deus - a cervejaria Bosteels.


3. Green's Herald
Estilo: Standard Bitter
Teor alcoólico: 4%
País: Inglaterra
OBS: Cerveja sem glútem, refermentada naturalmente.



4. Murphy's Irish Stout
Estilo: Dry Stout
Teor alcoólico: 4%
País: Irlanda
OBS: Possui o tradicional sistema Draughtflow, responsável por criar uma espuma extremamente cremosa. Utiliza malte torrado e malte de chocolate na sua produção.


E, para desfecho da noite... uma preciosidade do chef Adriano: torta de Ferrero. Espetacular!

Um comentário:

chopp disse...

Muito bom seu blog... parabéns.