Na última quarta-feira, 10 de março, Ligia e eu (Eulene) dirigimos uma degustação superbacana no Haus München em comemoração à semana das mulheres.
Em cima das mesas, bolachas especiais da Confece e um material de apoio para os 11 participantes do evento (10 mulheres e um homem).
Começamos por informar que não somos especialistas em cerveja, mas sim apreciadoras da bebida. E, por isso, nosso objetivo era orientar um bate-papo sobre o assunto, compartilhando sensações e sentimentos.
Para introduzir, falamos um pouquinho sobre as matérias-primas da cerveja, temperatura, espuma, diferença do chope, conservação e estilos.
Logo em seguida, demos algumas dicas de análise sensorial e a importância de estarmos atentos a todos os nossos sentidos: visão, olfato, tato e audição. Falamos também sobre os gostos primários (doce, salgado, ácido e amargo), além do "umami", que pode ser comparado ao sabor da carne "anji-no-moto".
Depois desta breve introdução para deixar os paladares bem aguçados, foi servida a primeira cerva da noite, a Budweiser (americana), seguida pelas Starobrno (uma legítima pilsen da República Tcheca), para mostrar a diferença da "american lager" para a "pilsen" original.
Logo depois, foi a vez de experimentar uma de trigo, a Franziskaner (alemã); seguida pela Colorado Demoiselle (brasileira, de Ribeirão Preto); e pela Falke Tripel Monasterium (um verdadeiro tesouro das Minas Gerais).
Tudo isso harmonizado com deliciosos petiscos individuais preparados pelo chef Adriano Santos, do Haus München.
Preenchemos nossas fichas de degustação e debatemos muito sobre aromas, sabores e harmonizações.
No final, fizemos um sorteio de um chaveiro da Confece e conversamos sobre a estrutura da confraria.
Enfim, foi uma noite agradável e com deliciosas surpresas gastronômicas!!!
Um comentário:
Q legal, parabéns pelo blog, afinal não é só os homens q entendem de cervejas!!!
Postar um comentário