Os pratos natalinos, em geral mais temperados e com carnes de sabores fortes, pedem cervejas de mais personalidade. A Confece aposta nas maravilhosas cervejas especiais do Brasil, especialmente:
- Falke Estrada Real ou Colorado Indica: Cervejas estilo Índia Pale ale (IPA), lupuladas, que vão bem com carnes vermelhas, pernil e salmão. Devido ao seu sabor um pouco amargo, convém ter cervejas ‘normais” para a galera pouco habituada a esse estilo. Invista em boas ‘pilsens’ (american lagers), como a Heineken, a Kaiser Gold ou a Terezópolis.
Se a proposta for perus e tenders, principalmente se houver molhos um pouco adocicados, podemos partir para cervejas de estilo belga, abadia ou trapistas, as quais também conferirão nobreza com leveza. Como por exemplo: Leffe Blonde (belgian blond ale), Bohemia Confraria (abadia) e Falke Monasterium (tripel).
Para o Réveillon, em substituição aos tradicionais espumantes, você pode ousar com cervejas elaboradas pelo método champenoise, como a Lust (Eisenbhan). Ela acompanha bem aperitivos e entradas, queijos semiduros e com fungos brancos, frios, frutos do mar e frutas. Ela deve ser servida mais gelada que o habitual para cervejas especiais (2 a 4 graus C) em taças altas (lembrando flutes). Caso a carteira esteja mais recheadinha, a ousadia pode ser maior: a cerveja Deus, feita na Bélgica com um estágio em uma cave da França também é uma excelente pedida.
Pesquise e você verá que boas cervejas especiais, além de serem em geral muito acessíveis, darão um toque inusitado às suas Festas, além de combinarem melhor com o nosso clima.
Boas Cervejas, quer dizer, Boas Festas!