terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal e Reveillon com cerveja!

As Festas se aproximam e é o momento de começar a pensar nas ceias e demais comemorações. E, para manter a tradição, as bebemorações. A Confece resolveu indicar para os leitores de nosso blog algumas cervejas que vão muito bem com a época festiva.

Os pratos natalinos, em geral mais temperados e com carnes de sabores fortes, pedem cervejas de mais personalidade. A Confece aposta nas maravilhosas cervejas especiais do Brasil, especialmente:

- Falke Estrada Real ou Colorado Indica: Cervejas estilo Índia Pale ale (IPA), lupuladas, que vão bem com carnes vermelhas, pernil e salmão. Devido ao seu sabor um pouco amargo, convém ter cervejas ‘normais” para a galera pouco habituada a esse estilo. Invista em boas ‘pilsens’ (american lagers), como a Heineken, a Kaiser Gold ou a Terezópolis.



Se a proposta for perus e tenders, principalmente se houver molhos um pouco adocicados, podemos partir para cervejas de estilo belga, abadia ou trapistas, as quais também conferirão nobreza com leveza. Como por exemplo: Leffe Blonde (belgian blond ale), Bohemia Confraria (abadia) e Falke Monasterium (tripel).




Para o Réveillon, em substituição aos tradicionais espumantes, você pode ousar com cervejas elaboradas pelo método champenoise, como a Lust (Eisenbhan). Ela acompanha bem aperitivos e entradas, queijos semiduros e com fungos brancos, frios, frutos do mar e frutas. Ela deve ser servida mais gelada que o habitual para cervejas especiais (2 a 4 graus C) em taças altas (lembrando flutes). Caso a carteira esteja mais recheadinha, a ousadia pode ser maior: a cerveja Deus, feita na Bélgica com um estágio em uma cave da França também é uma excelente pedida.
E, para a saideira, nada como cervejas escuras, que levantam a moral e ainda acompanham bem algumas sobremesas, especialmente se tiverem chocolates ou frutas: Baden Baden Stout, Falke Ouro Preto (schwarzbier) e Colorado Demoiselle (Porter).



Pesquise e você verá que boas cervejas especiais, além de serem em geral muito acessíveis, darão um toque inusitado às suas Festas, além de combinarem melhor com o nosso clima.

Boas Cervejas, quer dizer, Boas Festas!

2 comentários:

Mariana Marcial - Gourmet virtual disse...

Boa tarde! Sou jornalista da revista Gourmet Virtual e estou fazendo uma matéria sobre confrarias, clubes e grupos informais, assim, gostaria de conversar com vocês sobre o assunto. Segue meu email: mariana@gourmetvirtual.com.br
Desde já agradeço a atenção.
Abraços!

Almerindo disse...

Sou Almerindo Camilo, jornalista e cervejeiro, não necessariamente nesta ordem. Estou interessadíssimo em degustar a Conceição. Lembrem-se de mim (almerindocamilo@gmail.com). Ah, e parabéns pela iniciativa. O blog é 10!