segunda-feira, 16 de março de 2009

E, é claro, à imprensa!

Não podíamos nos esquecer também de agradecer aos amigos da imprensa que sempre nos prestigiam. Eis dois clássicos exemplos de boa divulgação da cultura cervejeira. Leiam a nota do colunista Hélvecio Figueiredo (Jornal Estado de Minas) e a matéria da jornalista Patrícia Lapertosa (revista Prazeres da Mesa):






Cervejeiras
A elite cervejeira de Belo Horizonte s reuniu na festa de dois anos da Confraria Feminina de Cerveja (Confece). Já na recepção, todos os convidados foram recebidos com um taça da Eisenbahn Lust, primeira cerveja brasileira fabricada pelo método champenoise. Depois da fermentação e da maturação normal dentro da cervejaria, o líquido é enviado para uma vinícola, onde fica por três meses e passa pelo mesmo processo de produção do champagne. Criada em março de 2007, a Confece se reúne uma vez por mês no restaurante Haüs Munchen para estudar os vários estilos da bebida. Detalhe: a degustação é dirigida para a qualidade da cerveja, não para quantidade de consumo.


Revista Prazeres da Mesa - março de 2009




Entre batons e cervejas
Na capital mineira, uma confraria de cerveja só de mulheres

Dois anos de boa conversa, diversão e aprendizado. Essa é a marca que a Confraria Feminina de Cerveja (Confece) comemora num encontro especial, no Haus München, restaurante que ostenta a melhor carta de cervejas da capital mineira. Desde 2007, jornalistas, advogadas, médicas, farmacêuticas e outras profissionais se reúnem mensalmente para descobrir os segredos de uma boa cerveja em degustações livres – o que desperta a curiosidade dos homens, especialmente dos fãs de carteirinha da bebida.

A confraria surgiu depois que o empresário Rodrigo Ferraz, dono da Haus München, promoveu uma degustação de cervejas para jornalistas especializadas em cultura e gastronomia. A partir daí, as convidadas chamaram amigas e colegas para formar o grupo feminino. Em pouco tempo, a confraria elaborou estatuto próprio, que exige a presença assídua das confreiras e restringe a participação masculina. Criou também o blog http://www.confece.blogspot.com/, em que qualquer uma pode ter acesso à agenda do grupo.

A Confece trata com humor, disposição e seriedade o assunto. As confreiras defendem a ideia de que cerveja pode e deve ser associada a mulheres charmosas, inteligentes e independentes, solteiras ou casadas. Elas se revezam no estudo e na apresentação de temas variados – do processo de produção ao reconhecimento de estilos e classificações – com o intuito de apreender o extenso universo das cervejas. Neste ano, vão estudar os estilos de cerveja segundo a classificação do Beer Judge Certification Program – BJCP.


Matéria de Patrícia Lapertosa
http://prazeresdamesa.uol.com.br/index.php?acao=exibirMateria&materia[id_materia]=1524

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