domingo, 23 de agosto de 2009

Conceição

Olá pessoal, andamos meio sumidas do blog, mas com a agenda cheia de eventos cervejeiros. Nossa última aventura foi colocar em prática um antigo projeto de homebrewing. Fizemos, enfim, nossa primeira cerveja: a Conceição.


Conceição, em latim, significa CONCEPÇÃO. De origem religiosa, o nome remete ao sagrado e tem ligação direta com a mulher mais adorada e admirada no mundo, que é Maria, a Imaculada Conceição. Além disso, dar o nome de uma mulher à cerveja é uma forma de homenagear as primeiras produtoras da bebida, através também do resgate de uma tradição feminina. O nome forte faz referência, ainda, a uma cerveja consistente e de grande personalidade.


Marco Falcone (Falke Bier) nos deu o orgulho de produzirmos uma receita dele, que foi formulada com muito carinho há alguns anos e estava guardada a sete chaves. Ele tentou simplesmente alcançar a belga Westvleteren Abt12 e nós encaramos o desafio. Fizemos uma neguinha de responsa, estilo Belgian Dark Strong Ale.


No dia 11 de julho aconteceu a "fazeção" da cerveja. Sérgio Lima (Esse Bier) nos emprestou não só os equipamentos, mas também a sua casa para esta deliciosa experiência. Todas meteram a mão no malte e mexeram o caldeirão, sob os olhos atentos do "pai" Marco Falcone.


Por ser refermentada na garrafa, a Conceição demorou um mês para ficar pronta. A abertura da primeira amostra aconteceu com 10 dias de refermentação, mas ainda não havia adquirido a carbonatação ideal. Isso gerou uma certa expectativa. Resolvemos esperar mais 7 dias e marcamos uma degustação às cegas com nada menos que a nossa "perseguida" Westvleteren. Por uma força do destino, Adriano Carvalho (Acerva Mineira) estava vendendo umas garrafinhas da cobiçada cerveja, que só pode ser adquirida no mosteiro belga - e no máximo 1 caixa por pessoa.

Dessa forma, nosso encontro mensal, que acontece toda 2ª quarta-feira de cada mês, foi transferido então para o moderno espaço de degustação da Falke Bier. E acreditem: nosso tema do mês, programado um ano atrás, coincidiu exatamente com o estilo da Conceição. Iríamos justamente estudar o estilo 18 do BJCP em agosto.


Adriano, Sérgio e Marco fizeram as honras da casa e nos serviram amostras numeradas. Com a cola do BJCP em mãos, avaliamos cuidadosamente cada uma delas.

A primeira foi um espetáculo. Ficamos "confabulando" que deveria ser a Westvleteren, principalmente por causa da carbonatação. Ela estava incrivelmente linda no copo. Ganhou 178 pontos no geral, em avaliação feita por 14 pessoas.


A segunda amostra chegou também arrebentando e ficamos numa euforia total, pois qualquer uma das duas amostras que fosse a Conceição, estaria maravilhosa. Demos humildemente 152 pontos para a segunda.

Na abertura dos biombos, surpresa total: a amostra 1 era a Conceição e, a 2, a Westvleteren.

Foi um êxtase geral. Palmas, gritaria, lágrimas, abraços.


Para não dizer que fomos parciais, vejam a avaliação que o Brejas fez da Conceição. Estamos em 21º lugar no ranking do site como as melhores cervejas avaliadas! Com 4,4 pontos, esbarramos na milenar Westvleteren que levou 4,8 pontos.

Como fizemos apenas 25 garrafas, elas se esgotaram rapidamente, mas já estamos programando a próxima "fazeção".


Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bem meninas?
Nãosou especialista em cervejas, sou um simples colecionador de rótulos, gostaria de saber como faço para conseguir um rótulo da Conceição para minha coleção.

Agradeço muito pela valiosa atenção e colaboração.

Cordialmente,

Roberto Veiga
veiga_elmo@yahoo.com.br