terça-feira, 12 de maio de 2009

Lançamento do Movimento Slow Bier Brasil

A Confraria Femina de Cerveja esteve presente no lançamento do Slow Bier Brasil, no dia 25 de abril, no Frei Tuck. Fabricantes, produtores caseiros, amigos, colegas e interessados no movimento cervejeiro compareceram em peso à comemoração, que teve direito a brindes intercontinentais e interestaduais.

Reproduzimos abaixo o manifesto distribuído, a logomarca (fofíssima e super bem bolada) do Slow Bier Brasil e as fotos do evento. Leiam, conheçam, apoiem e divulguem!!!

Pessoal,
Estamos lançando as bases para a efetivação do movimento Slow Bier Brasil. Independente da existência do movimento Slow Food, que é nossa base de pensamento e ideologia, é urgente no Brasil a união de todo o segmento ligado às cervejas especiais, sejam elas provenientes de homebrews (cervejarias caseiras), micro cervejarias ou das especiais importadas, que também contribuem com a expansão da cultura cervejeira no país.

Entendemos que o crescimento incrível que temos obtido no momento favorecem a formação desta massa crítica, que nos permitirá um discurso uníssono, que culminará na compreensão em todas as esferas, poder público, sociedade e iniciativa privada, da necessidade de proteção desta atividade, que sem estas ações não sobrevive à predação das empresas gigantes do setor e à derrama tributária praticada pelo governo brasileiro.

Para a integração de todos e consolidação da ação, estamos prevendo, além do lançamento formal do movimento no dia 25 de abril de 2009, que contará com a participação de várias cervejas caseiras, apoio de entidades como Acerva, Confraria da Cerveja BH, Confece, como também nomes do cenário cervejeiro nacional envolvendo blogueiros, mestres cervejeiros, micro cervejarias de todos o país. Está previsto ainda o contato simultâneo com a Slow Bier Messe, que acontece na Alemanha no período de 24 a 26 de abril de 2009. O contato será através do skype, extamente às 12 horas, quando cervejeiros da Alemanha e Brasil brindarão on-line, com projeção na TV de plasma do Frei Tuck.

Às 14 horas, ocorrerá o brinde com os confrades do Brejas, diretamente de Campinas, Bar do Italiano, que estarão promovendo o evento "Pratos e Brejas", com lançamento do "Guia de Harmonização com Cervejas".

Diferente do movimento Slow Food, que utiliza o caramujo como símbolo, o SBB - Slow Bier Brasil usa um bicho-preguiça, bicho bem brasileiro, com logomarca anexada. Na proposição do nome, outro detalhe: 3 línguas no título, slow - inglês, bier - alemão e Brasil, em português mesmo. Integração entre os povos.

Já que estamos nas comemorações da conjuração mineira, Viva Tiradentes, conspiremos como os Inconfidentes.

Pão e Cerveja!
Marco Falcone


E agora, algumas fotos do evento:




Você encontra mais informações sobre o Slow Bier Brasil no blog: http://culturacervejeira.blogspot.com/

Nenhum comentário: