segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reportagem - Cerveja à brasileira

Para os interessados no tema, saiu publicada na edição de hoje (Agropecuário do Estado de Minas) uma reportagem sobre a safra de cevada no Brasil. Sempre vale replicar!

Colheita de cevada no país deve chegar a 250 mil toneladas. Indústria cervejeira pode pagar mais por grãos de qualidade

O país vai colher mais cevada este ano. As lavouras do cereal no Brasil foram beneficiadas pelo inverno relativamente seco e pela primavera com baixa umidade e boa luminosidade. No total, foram cerca de 80 mil hectares semeados. E o resultado será positivo: a expectativa é alcançar 250 mil toneladas colhidas em terras brasileiras, com alta de 66% sobre a safra de 2009, de 150 mil toneladas. A colheita, que já teve início em São Paulo, deve ser iniciada antes do fim do mês na Região Sul, que registra 97% da área plantada. Em Minas Gerais também há registro de plantio, mas ainda muito incipiente.

A cevada, como os demais cereais de inverno, depende das condições climáticas. O maior problema é a chuva na época da colheita. Nas últimas três safras, obteve bom rendimento, mas a baixa qualidade do grão não atingiu os padrões exigidos pela indústria cervejeira, a maior consumidora do cereal. No ano passado, metade da colheita foi destinada à alimentação animal, com preços até 20% abaixo da cotação do milho.

A colheita de cevada na Região Sul fica na média de 3 mil kg/ha. A cevada no Paraná, com área cultivada de 45 mil hectares, foi prejudicada pela seca na fase reprodutiva e por doenças, como ferrugem da folha e oídio, que danifica o tecido e diminui a fotissíntese.

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo Euclydes Minella, o cuidado a partir de agora será com manchas foliares, principalmente a marrom e a giberela, que podem ser favorecidas pela elevação da temperatura e da umidade. Ele acredita que a aplicação preventiva de fungicidas apropriados pode ajudar a evitar danos.

A cevada produzida no Brasil é empregada na transformação do malte, desde que os grãos apresentem algumas características como umidade abaixo de 15%, poder germinativo e classificação comercial. Para reduzir perdas, a colheita deve ser feita em dias secos, evitando as primeiras horas do dia. A máquina colheitadeira deve ser bem regulada para minimizar perda de grãos retidos na espiga, quebra ou descascamento. O ciclo mais curto da cevada permite a colheita antes dos outros cereais de inverno, como aveia, canola, triticale e trigo, otimizando máquinas e mão de obra e possibilitando adiantamento da semeadura da safra de verão.

Nenhum comentário: