Nos dias 27, 28 e 29 de agosto transcorreu o BH Homebrewing, um concurso de melhor cerveja caseira promovido pelo Frei Tuck. A Confece foi convidada para a função de jurada do concurso, e fui representar a nossa Confraria. A companhia de jurados era prá lá de ilustre (Marco Falcone, Ronaldo Morado, Luiz Flávio Leão, Rodrigão). Depois do "stress" inicial para com a nova responsabilidade, percebi que íamos usar um modelo de avaliação e pontuação baseado no BJCP que já é familiar para a Confece e a dinâmica de julgamento foi muito descontraída.
Não havia estilo determinado, e na quinta-feira avaliamos 8 das quinze concorrentes. O alto nível das cervejas apresentadas mostrou que a vitoriosa seria decidida por pontos e não por nocaute. Na sexta, continuamos avaliando mais sete cervejas e voltamos ao Frei Tuck no sábado para a avaliação final.
Seis cervejas foram selecionadas para a classificação, e a dinâmica foi mudada: cada jurado colocaria as seis cervejas na ordem da sua preferência e a cerveja que tivesse mais "primeiras posições" seria a vencedora.
E deu a "Baba O´Riley", nossa conhecida por ser uma criação do pessoal do Clube do LP: Virgílio, Daniel, Raquel, Fabrício e Ricardo. Eles fizeram o curso do Danilo em 2008 e começaram as 'fazeções" em 2009. Segundo eles mesmos "uma união baseada na busca de um mesmo ideal: a construção de uma entidade que reunisse as melhores coisas da vida: boa cerveja, boa música e bons amigos". Essa entidade recebeu o nome de Cervejaria Vinil. As cores de cerveja são relacionadas a estilos musicais: Samba - amarela, Rock - vermelha e Jazz - escura. Eles produzem a Alegria que é uma weiss, a Take Five, uma dunkel e a James Brown, uma America Brown Ale. A Vinil Rock Baba O`Riley é uma ESB. Batizada pelo Daniel, a cerveja, assim como a música do The Who, faz uma referência à busca de um estilo primitivo e simples. A Baba O`Riley é composta por maltes pilsen, pale, carared e melanoidina, lúpulos Cascade e Columbus, boa música e alto astral. E deu certo!
Os parabéns da Confece aos amigos da Cervejaria Vinil. Que venham mais festas!
Luisane Vieira
Luisane Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário