Dia 11 de fevereiro de 2009 - A Confraria Feminina de Cerveja se reuniu novamente, sobre a tutela da confreira Clarissa Mendes, para a segunda reunião do ano. Tivemos a oportunidade desta vez de saborear e conhecer um pouco mais as cervejas do estilo Porter. Como convidada, recebemos Inês, fotógrafa da revista Prazeres da Mesa, que aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o maravilhoso mundo cervejeiro.
Segundo consta, a origem do estilo é datada de meados do século 19. Surgiu em Londres, quando era popular misturar duas ou três cervejas para se tirar um pint. Vendo isso, as cervejarias londrinas se adiantaram e começaram a produzir uma cerveja chamada Entire (inteira), com a idéia de se igualar aos sabores dessa mistura. Logo a Entire ficou famosa entre os trabalhadores dos portos locais, como Billinsgate e Smithfield, e gradualmente esse novo estilo ficou sendo conhecido por Porter (do porto).
As estrelas da noite foram: a brasileiríssima Colorado Demoiselle, as inglesas Meantime London Porter e Fullers London Porter e a tcheca Primátor Double 24%. Todas muito bem degustadas acompanhas de fartas porções de filé, picanha e, para a última , um pettit gateau especial.
A Porter da Fullers é uma das mais conhecidas do mercado
A Meantime foi a preferida da noite, muito apreciada por todas as confreiras
A primátor é extremamente doce e harmoniza bem com sobremesas regadas a chocolate
A Deimoselle é uma homenagem da Colorado ao aviador Santos Dumont
Nenhum comentário:
Postar um comentário